Perigos do PFAS

   Os perigosos 'produtos químicos eternos' que você tem em casa e não sabe

   Basta você dar uma simples olhada em sua casa que verá muitos produtos domésticos que tornam seu cotidiano mais fácil. Mas, você já se questionou por que a comida não gruda em sua panela, por que a gordura não atravessa o saco de pipoca de micro-ondas ou por que a água não encharca sua roupa?

   Existe uma classe de produtos químicos sintéticos que são responsáveis por essas funções. Essa gama de produtos químicos estão agora sob o escrutino dos consumidores e, em alguns países do mundo, estão sendo descontinuados.

   Esse grupo de substâncias químicas são conhecidos como “PFAS” (compostos perfluoroalquil e polifluoroalquil) e possuem mais de 4.700 dessas substâncias.

   Comumente chamados de “produtos químicos permanentes” visto sua extraordinária resistência, eles já foram detectados na poeira, na água e também na corrente sanguínea.

   De acordo com pesquisas os dois PFAS mais conhecidos e mais estudados são o ácido perfluorooctanóico (PFOA), usado anteriormente nos revestimentos de Teflon da DuPont, e o perfluorooctanossulfonato (PFOS), uma vez usado na marca Scotchgard da 3M de repelentes de manchas e água.

   Pesquisas em animais indicam que esses dois produtos químicos podem causar danos ao fígado e ao sistema imunológico, anormalidades e atrasos no desenvolvimento e mortes de recém-nascido

   Estudos também indicam que estamos expostos a produtos químicos PFAS através de alimentos, incluindo produtos pré-aquecidos, como alimentos embalados e pipoca de microondas.

   Uma vez que eles entram no corpo, o PFAS pode ser encontrado nos tecidos do fígado, pâncreas, rim, pulmão e cérebro, bem como no sangue do cordão umbilical, tecido fetal e leite materno.

   Depois de várias pesquisas já existem produtos alternativos ao uso do PFAS, mas ainda não tão populares quanto e também não tão disponíveis. Enquanto isso em algum momento do dia temos que nos expor ao risco do PFAS.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beba água frequentemente